terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Como lidar com a gravidez na adolescência


Todas as garotas adolescentes sonham em fazer algo no futuro, trabalhar, fazer uma faculdade, se tornar independente, viajar para o exterior… No entanto, muitas vezes estes sonhos acabam sendo adiados por causa de uma gravidez inesperada.
Uma gravidez indesejada na adolescência pode adiar a realização do sonho de muitas garotas e fazendo com que elas tenham que amadurecer muito antes da hora.
A maioria dos jovens começam a ser ativamente sexuais muito cedo. Isso devido a curiosidade e os hormônios da própria idade, porém pela falta de maturidade acabam não tomando os cuidados necessários na hora do ato sexual, dando margem a uma gravidez.
Gravidez na Adolescência: Dicas para Lidar com a Situação
Quando uma mãe de primeira viagem madura descobre que está grávida, dúvidas começam a aparecer em sua cabeça. Tentem imaginar as perguntas sobre uma gravidez inesperada que uma adolescente possui… São inúmeras, e ela ainda não possui maturidade suficiente para lidar com elas.
E pelo medo de contar a alguém (além de suas amigas), a menina acaba não entendendo tudo sobre gravidez na adolescência do jeito que deve e muitas vezes, acaba colocando a vida do embrião em risco.
Então, tire as suas dúvidas com as dicas abaixo!

Dicas para lidar com uma gravidez na adolescência

- Consequências:
Antes de qualquer coisa você deve ter em mente que um filho na adolescência é uma enorme responsabilidade. A maioria das jovens acaba engravidando durante a época em que estão estudando, fazendo com que o seu estudo fique atrasado ou ainda, parando ele de vez, perdendo assim, grandes oportunidades em sua vida! Isso porque, terá que dedicar boa parte do tempo a criança. Cuidar de um bebe não é nada fácil, você deve criar ele com amor, carinho e muito cuidado. Se a menina tem uma carreira promissora, pode ter um futuro comprometido senão tiver um grande apoio por parte da mãe ou do parceiro.
- Lado positivo:
Sabendo das conseqüências, está na hora de pensar no lado positivo de toda essa história. Mesmo com todos os problemas que um bebê pode ocasionar em sua vida, você deve pensar na felicidade que é ter uma criança. A alegria de ver um filho crescer e se tornar alguém de quem você tem orgulho é inexplicável. Muitas vezes no primeiro passo vem a rejeição quanto a criança, onde são vistos somente os lados negativos de se ter um filho. Com o amadurecimento da idéia, os lados positivos começam a florar, fazendo com que essa criança seja o maior tesouro que essa mãe recebeu.

Tome cuidados e Evite ser Mãe antes da Hora

Apesar de seus lados positivos e que um bebê seja um presente na vida de alguém, não seja descuidada ao iniciar a sua vida sexual. Use contraceptivos para que você possa evitar além de uma gravidez inesperada, uma DST (doença sexualmente transmissível). Pílulas anti concepcionais, camisinhas, pílulas do dia seguinte, são várias as maneiras de prevenir uma futura gestação, é muito importante a informação nessa área, e inclusive as mães já devem começar a ter esse tipo de conversa com as meninas ainda cedo.
E caso você esteja suspeitando que esteja gravida, não tenha medo, procure imediatamente um médico para que possa confirmar a gravidez e tomar os devidos cuidados. Isto é muito importante para que nem você, nem o seu bebê corra algum perigo durante a gestação. Você pode ainda realizar testes de gravidez, mas apenas um médico poderá confirmar com 100% de certeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário