terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Dicas para elevar sua auto estima


Aqui estão algumas dicas para identificar e aumentar sua auto-estima:
O que é auto-estima?
É a opinião e o sentimento que cada pessoa tem por si mesma.
É ser capaz de respeitar, confiar e gostar de si. Você está de bem com seu corpo? Saiba agora se está dentro peso saudável.
Melhor caminho para o autoconhecimento: diálogo interno. Características da baixa auto-estima:
- insegurança
- inadequação
- perfeccionismo
- dúvidas constantes
- incerto do que se é
- sentimento vago de não ser capaz de realizar nada >> depressão
- não se permite errar
- necessidade de agradar
- aprovação
- reconhecimento
O que diminui a auto-estima?
- críticas e autocríticas
- culpa
- abandono
- rejeição
- carência
- frustração
- vergonha
- inveja
- timidez
- insegurança
- medo
- humilhação
- raiva
- e, principalmente: perdas e dependência (financeira e emocional)
Quando começa a se formar
Na infância. A partir de como as outras pessoas nos tratam. Quando criança pode-se alimentar ou destruir a autoconfiança. Auto-estima baixa geralmente está relacionada a falsos valores. Crença que é necessária aprovação da mãe ou pai.
Para elevar a auto-estima é preciso:
- autoconhecimento
- manter-se em forma física (gostar da imagem refletida no espelho)
- identificar as qualidades e não só os defeitos
- aprender com a experiência passada
- tratar-se com amor e carinho
- ouvir a intuição (o que aumenta a autoconfiança)
- manter diálogo interno
- acreditar que merece ser amado(a) e é especial
- fazer todo dia algo que o deixe feliz. Pode ser coisas simples como dançar, ler, descansar, ouvir música, caminhar.
Resultados da auto-estima elevada
- mais à vontade em oferecer e receber elogios, expressões de afeto
- sentimentos de ansiedade e insegurança diminuem
- harmonia entre o que sente e o que diz
- necessidade de aprovação diminui
- maior flexibilidade aos fatos
- autoconfiança elevada
- amor-próprio aumenta
- satisfação pessoal
- maior desempenho profissional
- relações saudáveis
- paz interior
star de bem consigo, satisfeita de suas escolhas ou decisões, se sentindo bonita e feliz não é algo simples, porém, é preciso exercitar e saber qual o melhor caminho a seguir para manter a autoestima elevada.
Normalmente, a queda ocorre quando acumulamos pequenas decepções com nossas próprias atitudes e escolhas, seja por nos compararmos a padrões pré-estabelecidos ou por nos impormos a outros padrões.
Quando deixarmos de gostar de alguém, resolvemos a situação terminando o relacionamento ou nos afastando da pessoa. Quando deixamos de gostar de nós mesmos, entretanto, é preciso procurar maneiras de promover uma reconciliação entre o que somos e o que queremos ser.
Algumas dicas e mudanças de hábitos podem ajudar bastante, confira:
Tome iniciativa
Não se faça de vítima. Não importa de quem é a culpa, sua, dos outros, da vida, enfim, pense que isso não faz diferença. Os problemas já existem e o importante é procurar maneiras de resolvê-los. Comece escrevendo tudo o que em sua vida esteja te incomodando. Liste tudo o que vier à cabeça.
Você vai perceber que pode começar a trabalhar para resolver os problemas hoje mesmo e cada vitória contribuirá para a melhora de sua autoestima. A maior parte das mudanças que queremos fazer em nossas vidas só depende de nós mesmos.
Reconstrua a autoestima
Ao dizer para uma pessoa com baixa autoestima que é preciso se gostar mais é possível que esteja criando uma sensação ainda maior de incapacidade. As pessoas com baixa autoestima já não acreditam em si mesmas e esse tipo de abordagem pode reforçar a crença de que a baixa autoestima seja ainda mais culpa delas.
Por isso, se você está com a sua autoestima no pé, o melhor é começar a se impor aos pequenos desafios. Volte à lista que criou e determine quais as ações diárias precisam ser tomadas para que os problemas sejam resolvidos. Depois, desafie-se a realizar pelo menos uma ação por dia ou por semana, para evitar frustrações.
Os objetivos devem ser claros e simples. Pequenas conquistas naturalmente nos fazem sentir bem e se você mantiver a regularidade, perceberá que aos poucos essas pequenas atitudes e tornarão hábitos saudáveis em sua rotina.
Uma maneira de assegurar a regularidade é escrever um diário, além de promover o autoconhecimento, escrever um diário é uma maneira de monitorar seus próprios pensamentos e perceber quais deles estão deteriorando sua autoestima e fazendo com que você se sinta mal.
Lembre-se de seus melhores momentos
Já percebeu que há momentos na vida em que você realmente se acha o melhor? Seja por ter passado em um teste ou conseguido algo que todos achavam impossível, a verdade é que todos têm a sensação de sucesso em algum momento da vida e não seria ótimo poder prolongá-la?
Cada vez que você atingir um dos seus objetivos diários, tente aproveitar a sensação de bem estar conscientemente e fixá-la na memória de maneira que seja possível resgatá-la em situações nas quais normalmente você se sinta inseguro.
Não se compare
A grama sempre parece mais verde no jardim do vizinho, diz o ditado, muito verdadeiro por sinal. Algumas vezes desconsideramos que as pessoas passam por momentos difíceis na vida, mas todos possuem medos e inseguranças, a diferença está em como cada um lida com isso.
O equilíbrio da vida está nas diferenças. Encontre aquilo que você realmente gosta de fazer, invista em suas potencialidades. Se todos fossem iguais, fizessem as mesmas coisas ou tivessem as mesmas aptidões e preferências, o mundo não giraria tão harmonicamente.
Há espaço para todos, portanto, aprenda a valorizar os seus pontos fortes. Cuide da sua aparência e esqueça os modismos, use roupas e acessórios que destaquem o que há de mais bonito em você.
Aproveite a jornada
Não é possível deixar para viver somente amanhã, quando os seus sonhos se realizarem. Ter objetivos é importante, pois eles norteiam as decisões e funcionam como motivação, mas enquanto estamos buscando alcançá-los, também estamos vivendo, então por que não viver e aproveitar a jornada, hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário